LIVROS


Livro: Para não esquecer
                                        
 PARA NÃO ESQUECER - Hervé Jaouen
Companhia das Letras

O médico alemão Aloysius Alzheimer foi quem, ao apresentar o caso de uma paciente em 1906, descreveu o mal de Alzheimer pela primeira vez. Tratava-se de uma mulher de 51 anos, que começou com falhas progressivas de memória e depois passou a esconder pertences, misturar identidades e perder o senso do tempo e do espaço. Apesar de bastante comum, essa é uma doença da qual se fala muito pouco. Para aqueles que têm parentes e amigos portadores, o convívio com a evolução do quadro é triste e ao mesmo tempo desafiador. Como se comportar? O que dizer? O que fazer para controlar o doente em seus delírios e manias?Essa é a situação que Hervé Jaouen descreve com muita sensibilidade, mas sem pieguismos, em Para não esquecer - a história de uma garota que tem de ceder o quarto à avó, que já não pode mais viver sozinha. O dia-a-dia com o novo membro da casa não é fácil: toda a família precisa entrar no jogo. É importante estimular a memória da avó, ajudá-la a juntar os fragmentos de sua vida, a lembrar-se dos rostos, das cartas de amor e dos gestos mais comuns. Vencedor dos prêmios Ado-Lisant, Chronos e Incorruptibles, na França.


O HOMEM QUE CONFUNDIU SUA MULHER COM UM CHAPÉU - Oliver Sacks.
Companhia das Letras.

Esta é uma obra de um 'cientista romântico', um neurologista que conserva a capacidade de se espantar diante do inusitado, diante de pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Em seus ensaios, Oliver Sacks transforma intencionalmente os relatos clínicos em artefatos literários, mostrando que somente a forma narrativa - com suas nuances imprevisíveis, seus detalhes dramáticos, os sofrimentos e experiências de personagens singulares - restituem à abstração da doença uma feição humana, desvelando novas realidades para a investigação científica e problematizando os limites entre o físico e o psíquico.


FACE A FACE COM O MAL DE ALZHEIMER - Dorotea Cuevas Fracalanza.
Editora Global.

Longe de pretender ser uma manual didático ou um passo a passo sobre como lidar com pessoas que sofrem de mal de Alzheimer, este livro é uma narrativa comovente e realista de uma filha diante da doença que gradualmente se apossou de sua mãe. Ao fim da leitura, no entanto, é impossível deixar de perceber o quanto foi possível aprender com a experiência da autora, permanentemente empenhada, como todos aqueles que se veem na mesma situação, em garantir conforto e bem estar a seu ente querido.



A FAMÍLIA E O IDOSO - Deusivânia Vieira da Silva Falcão (org.) - editora Papirus.

Com o aumento da longevidade, a instituição familiar vem tendo de se adaptar a mudanças que, muitas vezes, exigem novas formas de convivência entre idosos, seus filhos e netos. Faz-se necessário pensar em novos arranjos, assim como reavaliar funções, valores, vínculos afetivos e conceitos como solidariedade, além de encontrar soluções criativas para diversos tipos de problemas.

Nesse contexto, a coletânea traz contribuições indispensáveis à temática do envelhecimento, com capítulos sobre a violência doméstica, a experiência dos avós que cuidam dos netos, as implicações familiares decorrentes da doença de Alzheimer, a viuvez, a falta de suporte familiar, o desrespeito à autonomia de pessoas idosas capazes de responder pelos próprios atos, entre outros.
Considerando os numerosos desafios que temos a enfrentar, esta obra oferece subsídios teóricos e práticos para intervenções terapêuticas, propostas sociopolíticas e educacionais.