FILMES


ÍRIS (2001)- O filme descreve os primeiros e os últimos momentos da relação de John Bailey com a mulher, a filósofa e romancista Iris Murdoch. Mostra a vida do casal enquanto jovem até os últimos dias de vida de Íris. A história decorre no princípio dos anos 90, quando Íris, vista como uma das principais romancistas da sua época começa a sentir as primeiras manifestações da doença de Alzheimer, que a levaria a perder as suas faculdades. No princípio ela começa a esquecer-se das palavras, o que se revela uma experiência frustrante. Em seguida, perde mais do que as palavras, deixa de conseguir escrever e falar coerentemente. O marido John é, então, impelido para o papel de curador. Há alturas em que ele sente que não é capaz de suportar esta situação, mas o amor pela mulher é tal que não a abandona.








COCOON (1985) Extra-terrestres vêm à Terra com a missão de recuperar casulos com seres de outro planeta, sendo que enquanto os casulos vão sendo recuperados eles são colocados em uma piscina, energizada pelos alienígenas. Mas os extraterrenos ignoram o fato desta piscina ser utilizada por três idosos moradores de um asilo, que logo passam a ter uma disposição fantástica. Porém, quando descobrem a origem da sua juventude um dilema surge na vida deles.





COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ (2004). 
Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Drew Barrymore), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.








A SEPARAÇÃO, Irã, 2010 - Filme Iraniano considerado ótimo pelos críticos da Folha e vencedor do Globo do Ouro na categoria melhor produção em língua estrangeira, mostra esses e outros temas fortes a partir da atuação marcante do ator Peyman Moaadi. Ele interpreta Nader, que, após ser abandonado pela esposa, é obrigado a contratar uma jovem para cuidar de seu pai -que sofre de Alzheimer. Mas um incidente com essa diarista, que trabalhava grávida e sem o consentimento do marido, cria uma situação delicada e tensa entre as duas famílias. E é em meio a julgamentos de cunho moral e religioso que a história se desenrola, sempre deixando em evidência os problemas característicos de quem vive no Irã e tantos outros pelos quais qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo passa.








Capa do filme Poesia

POESIA, Coréia do Sul, 2010. Direção: Lee Chang-dong. Com: Yun Jeong-hie, Ahn Nae-sang, Lee Da-wit e Hira Kim. Mija é uma senhora de mais de 60 anos, que vive com o neto. Acometido pelos primeiros sinais de Alzheimer e abalada por um terrível crime ocorrido em sua família, ela encontra forças ao iniciar um curso de poesia, que a traz novas percepções da vida e do cotidiano.  












LONGE DELAHistória de amor entre um homem e uma mulher, casados há mais de 40 anos, cujo relacionamento é abalado quando juntos descobrem que ela é portadora da Doença de Alzheimer. Eternamente leal e apaixonado, o marido faz de tudo para vê-la feliz. 
Vencedor do Globo de Ouro - melhor atriz - Julie Christie. Indicado ao Oscar - melhor atriz e roteiro adaptado.














O FILHO DA NOIVA - Argentina (2001) - Aos 42 anos Rafael Belvedere (Ricardo Darín) está em crise, pois assumiu muitas responsabilidades e não tem mais tempo para qualquer tipo de diversão. Boa parte de seu tempo é gasto no gerenciamento do restaurante fundado por seu pai, no qual até tem um relativo sucesso, mas sem nunca conseguir escapar da sombra de seu pai. Rafael raramente visita sua mãe, Norma (Norma Aleandro), que está perdendo a memória, pois ela sempre implica com suas acompanhantes. Sua ex-esposa o acusa de não dar a devida atenção ao filho e ainda há Naty (Natalia Verbeke), atual namorada de Rafael, que sempre lhe exige atenção e comprometimento. Em meio a todas estas responsabilidades Rafael sofre um ataque cardíaco, que faz com que se encontre novamente com Juan Carlos (Eduardo Blanco), um amigo de infância, que o ajuda a reconstruir seu passado e ver o presente com outros olhos.







Foto
YOUNG@HEART - "Young at heart" documenta um grupo de cidadãos norte-americanos de terceira idade cantando músicas do Sonic Youth, James Brown e outros artistas. O espetáculo nasceu numa cidade do interior e está em cartaz há 25 anos, mas agora se prepara para a fama internacional. "Criou-se um monstro", brincou o cineasta britânico Stephen Walker em entrevista sobre o sucesso do filme. O filme começou como documentário da TV britânica em 2006 e tornou-se favorito do público dos festivais de cinema de Los Angeles e Sundance em 2007 e 2008. A sequência inicial mostrando Eileen Hall, 92 anos na época, cantando o sucesso de 1982 do grupo de punk rock The Clash foi o que inspirou Walker ao ir no show do grupo em Londres, em 2005.








E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS? França, Alemanha (2012)
Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) estão ligados por uma forte amizade que já dura há mais de 40 anos. Assim, quando a memória falha, a velhice mostra sua força e o fantasma da casa de repouso vem assombrá-los, eles decidem viver juntos. O projeto parece loucura, mas a convivência traz velhas lembranças, novas perspectivas e um novo desafio: viver em república com mais de 75 anos.